no ultimo dia 18/02 foi disputado na cidade de Poços de Caldas-MG o terceiro campeonato mineiro de futmesa com a participaçao de oito equipes filiadas a federação mineira de futmesa. com muita cordialidade entre as equipes participantes do certame, onde não se viu nen um tipo de desentendimento pelo contrario era só alegria. a equipe de futmesa Uberaba (futebol de botão), esteve presente com os seus atletas: Eduardo stival, Ramon, Angelo e Orlando Ribeiro.apos um dia de disputa o resultado fui o seguinte:
1º Sociedade mineira (campeão)
2º A.p.c.f.m. (vice campeão)
3º L.b.u. (Uberlândia)
4º Uberaba sport
5º Tupi f.c.(Juiz de fora)
6º A.s.l.f.c.
7º Futrica
8º Olimpic club
parabéns a Sociedade mineira por mais um título e parabéns também a equipe do futmesa Uberaba por mais uma brilhante participação
este blogger foi criado para imformar todos os resultados dos jogos do Uberaba (futmesa), resultados das ligas de futmesa pelo brasil e tambem resultados de outras modalidades esportiva.
sábado, 25 de agosto de 2012
terça-feira, 31 de julho de 2012
CAMPEONATO MINEIRO DE FUTMESA
Campeonato Mineiro de Equipes 2012
A
FEFUMEMGE (Departamento 12 toques) tem a honra e o prazer de convidar os clubes
afiliados para participarem do “CAMPEONATO MINEIRO DE EQUIPES
2012”.
A
disputa será realizada em turno único, por pontos corridos.
Realização: FEFUMEMGE
Data: 18
e 19 de agosto de 2012.
Local: GINÁSIO POLIESPORTIVO ISSA SARRAF S/N
Cidade: POÇOS DE CALDAS - MG.
sexta-feira, 6 de abril de 2012
TREINAR É PRECISO
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Em tudo o que fazemos na vida podemos fazer melhor. Tudo é uma questão não se conformar com o que já se alcançou, e, perseguir patamares maiores visando resultados melhores. Daí faz-se necessário esta pergunta: Você é uma pessoa conformada?
No futebol de mesa como em qualquer outro esporte, é possível ser melhor. Porém, ninguém se torna melhor em alguma coisa se não estiver disposto a fazer sacrifícios. É justamente aí que muitos esbarram como se esbarrassem uma muralha gigantesca e absolutamente intransponível.
Obrigado por lê-la.
Até a próxima se Deus assim permitir.
Ricardo C. Meni
Matérias publicadas
ricmeni@hotmail.com
Botonista da jabulanifuteboldemesa.com.br
No futebol de mesa como em qualquer outro esporte, é possível ser melhor. Porém, ninguém se torna melhor em alguma coisa se não estiver disposto a fazer sacrifícios. É justamente aí que muitos esbarram como se esbarrassem uma muralha gigantesca e absolutamente intransponível.
Para muitos, a palavra sacrifício tem uma conotação de fim da linha... Agora não dá mais... Cheguei ao meu limite...
Alguns podem se perguntar: Mas porque seria interessante melhorar no futebol de mesa?
Bem, geralmente quem pratica o futebol de mesa, o faz porque gosta muito. Outros porque que é uma paixão que vem desde tempos remotos. E há aqueles que fizeram do futebol de botão um hobby. E sendo assim, ter uma boa participação em um jogo e, principalmente em um torneio, eleva a moral e enche o coração de alegria. E hoje em dia, quem é que não precisa dessas recompensas emocionais para poder amenizar as dificuldades da vida?
São vários os fatores que interferem diretamente na melhora de um atleta do futebol de mesa.
Talvez o mais importante deles seja os treinamentos. É preciso treinar os fundamentos do futebol de mesa. E neste quesito quero destacar três tipos de treinamentos que valem à pena o investimento. E dos três, fica difícil destacar o mais importante. Todos são essenciais.
Primeiro: Treine muitos chutes ao gol. Se você que pratica futebol de mesa não chutar bem não amedrontará seus oponentes. Além disso, as vitórias dependerão de quantas vezes você conseguirá balançar as redes do adversário.
É preciso estabelecer uma meta de gols por partida. Qual é a sua? Já parou para pensar sobre isto?
Percebi que para me dar bem com os colegas que jogo, e também na liga que faço parte, minha média de gols por partida precisaria ser de quatro a seis gols. Este seria um bom nível para ficar entre os melhores. Logicamente que meus treinamentos nesse sentido precisariam ser intensos e quase que diários. Nem sempre sobra tanto tempo assim para treinar.
Segundo: Quem erra muitos toques fica impossibilitado de marcar gols. Ao errar um toque pode-se perder a posse da bola, além de proporcionar um contra-ataque para o adversário que poderá ser fatal.
Para que um botonista fique bom nos três toques por botão, e nos doze toques coletivos, é preciso treinar este fundamento básico para eliminar essa deficiência.
Terceiro: O passe é outro fundamento que também precisa ser treinado o quanto puder. Hoje temos um problema sério com as bolinhas que nem sempre são de alta qualidade. Tenho percebido que os pesos das bolinhas são diferentes de um fabricante para outro. Muitas delas mudam de percurso na hora do passe ou dos toques, ocasionando erros que irritam o botonista.
Bem, o que sei é que podemos melhorar no futebol de mesa e em tudo mais na vida, desde que, partamos para os sacrifícios que são necessários.
Se o futebol de mesa é um esporte importante para você, e também prazeroso, então vale à pena sacrificar treinando um pouco sempre que der e puder.
Espero que esta matéria seja útil em sua vida.
Até a próxima se Deus assim permitir.
Ricardo C. Meni
Matérias publicadas
ricmeni@hotmail.com
Botonista da jabulanifuteboldemesa.com.br
domingo, 25 de março de 2012
sexta-feira, 2 de março de 2012
Marcadores: campeonato
interno, fotos
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Matéria originalmente publicada do site do Globo Esporte.
Botonista de Uberaba vai representar o Brasil em Campeonato Mundial
Eduardo
Stival é o atual líder do Ranking Máster de Minas Gerais.
10/02/2012 10h10 - Atualizado em 10/02/2012 13h16
Quem vê o Eduardo Stival, o Dudu, de roupa branca e jaleco não imagina que ele é campeão de futebol de mesa. Ele concilia a carreira de dentista com a de atleta e já coleciona alguns trofeus. O último foi conquistado em janeiro, na 1° Etapa do Campeonato Mineiro Individual, categoria máster. A competição foi em Poços de Caldas, na modalidade 12 toques. Este campeonato tem três etapas. A próxima será em junho em São Lourenço, também no sul de Minas Gerais e a final em Uberlândia, no mês de dezembro.
- O futebol de mesa exige concentração, disciplina, preparo físico e
mental. Pratico desde 2006 e há dois anos represento o Uberaba Sporte Clube
(USC) oficialmente nos campeonatos. Hoje treino duas vezes por semana e me
preparo para os campeonatos estaduais e nacionais - contou Stival.
De acordo com Dudu, no ranking usado para a indicação dos atletas
mineiros, para torneios nacionais, ele ficou em 2ª lugar master. Nesta mesma
categoria ele foi o campeão individual em 2011.
Neste ano o atleta lidera o ranking em Minas com 250 pontos. Com estes resultados, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial realizado em junho, no Rio de Janeiro.
Neste ano o atleta lidera o ranking em Minas com 250 pontos. Com estes resultados, foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Mundial realizado em junho, no Rio de Janeiro.
- Aos poucos estamos fazendo história no esporte. É muito gratificante
poder representar o Brasil e levar o nome do USC, afinal são muitas equipes fortes
no estado - comemorou o atleta
Em vez de suar a camisa e correr pelo gramado, o jogador de futebol de
mesa tem que quebrar a cabeça e montar estratégias para chegar ao gol. Nessa
modalidade cada jogador pode ter apenas 12 toques
-Não é fácil como muitas pessoas pensam. Cada partida dura 20 minutos e
é disputada em duas fases de 10 minutos, com intervalo máximo de cinco minutos
- explicou Stival.
Stival também é responsável pela equipe do USC que hoje tem 10
integrantes. No último campeonato de 12 toques, a equipe ficou 3º lugar na
Final do Mineiro de Equipes 2011.
-Quem tiver
interesse em aprender e até mesmo praticar o futebol de mesa pode procurar a
diretoria do USC para fazer parte da nossa equipe. Temos muito interesse em
tornar conhecido esse esporte tão agradável e bonito - disse Stival.(a foto de eduardo stival em seu consultorio medico em franca-sp, pertence ao album da famila).
sábado, 10 de março de 2012
fotos do jogos do campeonato mineiro de futmesa(individual)
Algumas fotos dos jogos do campeonato mineiro de futmesa, modalidade 12 toques (individual), que foi disputado na belissima cidade de Poços de Caldas-MG em janeiro/2012, onde o atleta, Eduardo stival do Uberaba sport sagrou-se campeâo mineiro na categoria ouro e Orlando Ribeiro tambem do Uberaba sport, ficou em quinto lugar na categoria bronze.
sábado, 3 de março de 2012
FUTEBOL DE MESA OU DE BOTÃO ?
FUTEBOL DE MESA OU DE BOTÃO ?
O nome pouco importa, o mais importante mesmo é a grande paixão por esse esporte. No final de 1970, um amigo me convidou para ir assistir a final de um campeonato de futmesa que iria ser realizado em um outro bairro, fui com ele e fiquei abismado com tanta gente assistindo aquele jogo. nem sei quem venceu aquele campeonato, mas o resultado pouco me importou. me enturmei com aquele pessoal e quase todos os dias ia lá ver jogos, até que me convidaram para participar de uma partida de futebol de botão fiquei muito feliz. acho que perdi duns 4 ou 5 a zero mas pra mim foi muito bom. daí comecei criar meu time de botão, como não tinha condições financeiras para comprar um time fui improvisando com vidros de relógio e tampas de garrafas, os escudos eu mesmo desenhava e tambem recortava de revistas esportiva como mostra as fotos acima e aos poucos fui dominando a tecnica para poder jogar melhor, daí comecei a incentivar alguns amigos a jogar. conseguir um emprego de vendedor de jornal foi air que conseguir comprar um time já bastante usado mesmo assim fiquei muito feliz com aquela conquista pois um time de botão era o meu grande sonho. meus amigos também começaram a comprar os seus times e fizemos um campeonato, um pouco desorganizado é verdade, mesmo assim saiu, logo depois fizemos outros campeonatos onde ganhei alguns. o meu sonho de agora é participar de algum campeonato de futmesa pois pesquisando descobri que existe até federação que organiza essa competição e que é bastante organizado esses campeonatos. ainda hoje tenho alguns daqueles times, quando me lembro vou jogar sozinho para matar a saudade daqueles bons tempos. como diria o poeta, Altaufu Alves, jogo de botão pelas calçadas, eu era feliz e não sabia.
Assinar:
Postagens (Atom)